novembro 27, 2015




Maria Manuela Pinto Correia Baptista Rosa, nasci a 3-1-1942 no Funchal –Madeira onde tirei o curso do Magistério Primário em 1961. Exerc i desde 1961 até 1972 em diversas Escolas do Funchal. Vim para a Africa do Sul em 1972 , propriamente para Pretória onde continuei a ensinar a Língua e Cultura Portuguesas, nas Escolas da Associação como Professora e Diretora pedagógica desde 1973 ate Agosto de 1997. Desde 1980 fui membro das Sub Comissões organizadoras das Comemorações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas em Pretória. Nos anos de 1996 e 1997 fui membro da Comissão de Honra das mesmas. Desde 1983 ate 1996 fui Diretora Cultural na Casa Social da Madeira. Em 1983 fui colaboradora com Estevão Rosa na Fundação da Casa Social da Madeira e do seu Rancho Folclórico. Em 1985 fui membro fundador e Vice Presidente da Secção Feminina do Grupo de bem Fazer os Lusíadas. Em 1988, com um grupo de mulheres Portuguesas iniciei uma Organização feminina de caracter cultural com o nome de Liga da Mulher Portuguesa na Africa do Sul ,com filiais nas cidades mais importante deste Pais- Pretoria, Joanesburgo. Durban, Cidade do Cabo, e Rustenburg- a primeira no género na Diáspora . A 9 de Junho de 1995 foi-me conferida a Comenda da Ordem de Instrução Publica. Em 1997, concorri ao Concelho das Comunidades Portugueses, e fui eleita. pois nessa altura os concelhos das Comunidades eram, baseados no Associativismo e embora as mulheres trabalhassem muito nas coletividades na preparação dos salões de festa e cozinha, não havia nenhuma com cargos diretivos. Fui a primeira conselheira na Africa do Sul, seguindo-se Lígia Fernandes também da Liga da Mulher Portuguesa e este ano Helena Sofia Baptista Rosa Rodrigues independente. Foram as únicas concelheiras do CCP na Afica do Sul. Ser conselheira foi para mim a, mais dignificante posição que exerci, pois podíamos apresentar todas as nossas preocupações e problemas da comunidade diretamente ao Governo Português . Fui beneficiada por ter a melhor Secretária de Estado das Comunidades- de todos os tempos- Dra. Manuela de Aguiar, que acompanhava de perto em todos os Paises- para poder decidir- pois conhecia bem no terreno as dificuldades dos emigrantes. Muito obrigada Dra. Manuela Aguiar, por tudo o que fez pela diáspora e continua a fazer através dessa grandiosa organização Mulher Migrante, da qual me orgulho ser socia fundadora e grande prazer que tive como Presidente da Liga recebe-la na Africa do Sul no Encontro da Mulher Migrante com os seus membros diretivos. A 15 de Janeiro de 2004 finalizei a Licenciatura de Formacao Cientifica e Pedagogica, especialização em Língua Portuguesa .
Vinte anos depois da Fundação da Liga da Mulher Portuguesa na Africa do Sul, nasceu um novo projeto dependente da mesma . Fundei a Universidade Sénior Boa Esperança. Esta é mais abrangente a toda a comunidade de Homens e mulheres independentemente das suas qualificações literárias. Basta ter vontade de aprender e gostar de conviver. Oferecemos cursos de: Informática, Inglês, Português, Francês, Pinturas, Costura, Canto Coral, Golfe, Culinária e um Clube do Livro.
Para terminar torno a repetir que foi uma grande experiencia para mim ser Conselheira do CCP, na medida em que pude ser a porta voz da Comunidade, junto do Governo Português , com uma sensibilidade especial, como mulher, esposa e mãe emigrante.
As reuniões do CCP foram um manancial de novos conhecimentos e aproximação com as outras comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo, com problemas comuns e novas ideias para os resolvermos.
Para a frente com o CCP.
Com os melhores cumprimentos e um grande abraço - MANUELA ROSA 12-11-2015

Sem comentários: