junho 30, 2010

DECO: duplamente estrangeiro

Duplamente estrangeiro, como brasileiro de origem e como portista para sempre!
A Deco, que deu muito mais à selecção nacional do que previsivelmente jamais dará o celebrado CR7, na hora do adeus, ninguém se lembrou de dirigir uma palavra de agradecimento!...
Deco, ao contrário de falsas vedetas, ou vedetas inúteis, foi sempre o mais influente dos jogadores das equipas que tiveram o privilégio de o ter, nos seus anos aureos, a pensar e a executar o jogo. O FCP, o BARÇA... E Portugal!
Deco nunca foi um daqueles "profissionais" que dão muito mais do seu talento ás equipas que lhes pagam fortunas do que à selecção do seu pais (Portugal!). Nunca reivindicou o estatuto que era de verdade o seu: o de nº1. Nunca procura dar nas vistas. Joga bem demais, mas, às vezes, tão subtilmente que é preciso estar atento ao traçar da jogada, para ver de onde ela vem...
Acho que os fazedores de notícias sempre procuraram menoriza-lo, por PURA XENOFOBIA, incapazes de aceitar o facto de o cérebro da nossa selecção ser "brasileiro" e "portista".
Para alguém que, como eu, passou a vida a trabalhar entre migrantes, e a admira-los pelo sentimento com que vivem a dupla cidadania, esta monstruosa ingratidão para com DECO, nosso imigrante, é insuportável!

Sem comentários: