outubro 01, 2010

MONSENHOR JOÃO ANTÃO

Mensagem

Monsenhor João Antão é uma das mais notáveis personalidades da nossa Diáspora, no nosso tempo, reconhecido, igualmente, pelas duas pátrias em que dividiu a sua vida – Portugal e os EUA.
A sua obra como pároco, como cristão que mobiliza pelo exemplo de vida, como português de alma e coração, como Homem de pensamento e de cultura e como Homem de acção, dá bem a medida da sua estatura moral e intelectual.
A Paróquia que refundou em Elizabeth, um dos sinais visíveis e simbólicos dessa dimensão humana, é, simplesmente, uma das mais belas e das mais grandiosas que a fé dos Portugueses ergueu nos cinco continentes do mundo. É, naturalmente, uma modelar organização colectiva, em que são muitos os que se envolvem no trabalho quotidiano, tão empenhado quanto eficaz, mas que, na sua origem e desenvolvimento, se fica a dever à visão e, também, à capacidade de mobilizar o ânimo e a cooperação de todos, que Monsenhor João Antão desde sempre demonstrou. Um projecto de missão e de vivência comunitária, que tem, hoje, seguidores à altura e caminha para o futuro numa senda de continuidade.
As bodas de ouro sacerdotais de Monsenhor Antão celebradas nessa Igreja, em que a memória de décadas de dedicação e de partilha do seu ideal cristão estará inteira, vão ser repassadas de momentos de emoção, que eu quereria, mas não poderei, compartilhar presencialmente.
Fica assim, em simples e breves palavras sentidas, a minha homenagem a um insigne Português, que, ao longo destes 50 anos, foi um exemplo incomparável de generosidade e de tolerância, de inteligência e de sabedoria, integramente postos ao serviço de Deus e dos seus semelhantes.
Alguém de quem muito ainda esperamos, como guia espiritual e como amigo.
Bem-haja!
Com o maior respeito, admiração e estima, as saudações da
Maria Manuela Aguiar

Sem comentários: