novembro 26, 2013

Recordando Espinho 2009

Entrevista Vereadora Manuela Aguiar


 
Um mês após a tomada de posse como vereadora da Cultura, Biblioteca, Arquivo Municipal e Relações Exteriores e Geminações, que balanço é-lhe permitido fazer dos seus pelouros? O que encontrou?


Quando se reuniu com os agentes culturais da cidade, na passada quarta-feira, apercebi-me que os responsáveis pelos departamentos da Cultura, Biblioteca, Arquivo Municipal e História estiveram presentes. É sua intenção criar sinergias entre os diversos departamentos?


Os responsáveis pelos departamentos abrangidos pelos seus pelouros dão-lhes todas as garantias?


Estará no horizonte a criação de uma empresa municipal, à semelhança da Gaianima e da Feira Viva, dos concelhos vizinhos de Gaia e Santa Maria da Feira, que fique responsável pelos eventos culturais?



Cultura
 
Um aspecto que não passou em claro daquela reunião foi o número de agentes culturais que apareceram. Ficou surpreendida pela quantidade? Ou já tinha essa percepção?


As queixas mais comuns dos produtores de cultura espinhenses prendia-se, essencialmente, com a falta de espaço e com a falta de financiamento. Que respostas pode dar a estes pedidos?


Tucátulá, De Par em Par, Encontro de Homens Estátuas...Estes são alguns dos eventos desenvolvidos nos últimos anos pelo Departamento de Cultura. São para continuar, nos mesmos moldes? Há espaço para surgir outros projectos?


Ainda na reunião, teve uma frase que achei curiosa: "Espinho precisa de mais beach parties". Definitivamente, Espinho tem de olhar para a sua praia de outra forma?



Infra-estruturas
 
Em termos de infra-estruturas, Espinho é capaz de ser um dos concelhos mais bem servidos, tendo em conta a sua dimensão: FACE, Multimeios, para citar alguns. Que projectos tem para eles?


Como encarou a inauguração do edifício da Biblioteca, sem aquilo que lhe é essencial, os livros? Está para breve a abertura desse espaço aos espinhenses?


Espinho tem um património cultural edificado muito interessante, com alguns edifícios abandonados, como o palácio de Rosa Pena, ou outros perdidos para terceiros, como o cine-teatro São Pedro. É possível a cidade reave-los?



Geminações
 
Que objectivos vão reger a política de geminações?

Apercebi-me de uma certa apetência da nova vereadora pela cidade francesa de Brunoi. Pretende reforçar os laços europeus de Espinho, em detrimento de outros mais sul-americanos?

Sem comentários: