abril 09, 2009

Mulheres na Emigração - em mudança...

Releio uma declaração política feita num Forum Internacional, em Marselha, há mais de um quarto de século. E já não estou em plena concordância com o seu teor. Muidei eu de perspectiva e de opinião? Mudaram as mulheres, de quem se falava? ou já tinham até mudado, sem que fosse perceptível a verdade inteira das suas situações?
Quanto ao FORUM:
Fomos convidadas, a Teresa Costa Macedo, então Secretária de Estado da Família, a Maria João Sande Lemos, dirigente do PSD - e, provavelmente, o elo de ligação a entidade organizadora, uma "internacional" feminina de uma área centro -direita, e de maioria latino-americana, se a minha lembrança das coisas, já bastante vaga, está correcta... - e eu própria, Secretária de Estado da Emigração e das Comunidades Portuguesas.
Disse as palavras, que abaixo reproduzo, no documento original, tratando a dupla discriminação das mulheres migrantes, como sendo uma regra geral -fenómeno que hoje vejo com outros olhos.... Depende muito das circunstâncias, e até das mulheres!
No caso das portuguesas, a emigração, mesmo com todos os obstáculos e dificuldades, acabou por ser, na maioria dos países e continentes, a começar pela Europa, um verdadeiro "caminho de libertaçâo" (de preconceitos, de dependências familiares...).

Voilà:

Sem comentários: