novembro 04, 2009

É tudo serviço!

Em tempos, no meu gabinete da SECP- MNE, tive um motorista, que, habitualmente, não era o que me levava aqui e ali, mas ao qual recorria, de longe a longe, quando o nº 1 estava indisponível. Embora conduzisse abaixo da alta velocidade a que preferia deslocar-me na cidade ou na estrada, era muito simpático, bem educado, prestável.
E um dia em que passou horas e horas á espera que saísse de uma qualquer reunião e lhe pedi desculpa, lamentando que tivesse estado ali, sem poder fazer nada de mais útil, respondeu com um grande sorriso:
"Náo há problema nenhum, Srª Drª, é tudo serviço".
Hoje, no dia em que iniciei funções como vereadora com pelouro (futuro) na Càmara Municipal de Espinho, lembrei-me muito dessa expressão de sabedoria popular.
Não porque haja qualquer paralelismo nas situações, mas porque se alguma coisa firmemente recusei, até agora, foi o envolvimento, a este nível, na política local. Por três vezes, que me recorde, fui convidada a ser candidata à presidência de uma Câmara e das três vezes me escusei.
Vejo-me agora vereadora, a meio tempo, é certo, mas com pelouro... Felizmente, numa terra que bem precisa de mudanças, e que me diz muito. O que estiver ao meu alcance farei com gosto, com o sentimento de um dever a cumprir.
É tudo serviço!

2 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Náo quero com isto dizer que vou estar parada, contemplativamente, encostada à parede da Càmara. Pelo contrário.
Quero dizer que o que vou agora fazer me impede de continuar o que tinha escolhido fazer de agradável e útil para mim...
Deixei voluntariamente um lugar no Palácio de S Bento, mais um lugar apetecível no hemiciclo do Palais de l'Europe, em Estrasburgo, para ter tempo para outras coisas fora da política.`
É um perfeito contrasenso voltar à política, ainda por cima a nivel local - que não considero o nível mais baixo, mas aquele em que seguramento menos posso render...
O passado fala por si - foi bem melhor no patamar internacional do que nacional. A mesma distãncia descendente vai do nacional ao local, disso náo me resta dúvida.
Mas é tudo serviço...

Maria Manuela Aguiar disse...

Com motoristas de serviço há um sem número de histórias.
Mas não poso esquecer a primeira frase do primeiro motorista, quando tinha acabado de tomar posse como Secretária de Estado do Trabalho.
Fazendo vénia , a abrir a porta de trás do carro, perguntou:
"Vossa Excelência deseja que a trate por Senhor Secretário de Estado ou por Senhora Doutora?"
E eu respondi, de imediato, sem mais explicações:
"Por doutora, se faz favor".