janeiro 02, 2010

Em reunião: O centenário da República

Para comemorar o "centenário" pensamos de início, muito simplesmente, numa exposição no Forum de Arte e Cultura de Espinho sobre "Os rostos da República" - homenagem aos Homens e Mulheres que pelo ideário republicano se bateram, em fins de oitocentos e na primeira década do século XX. A inaugurar, como é óbvio, a 5 de Outubro.

Mas durante a primeira reunião de preparação do programa cultural do próximo ano, logo surgiu a ideia de associar, sempre que possível, as diversas iniciativas à rememoração desse ano histórico de 1910 e de um acontecimento tão marcante na vida portuguesa, como foi a mudança de regime.

O que significa ir além da mera celebração simbólica da fundação do regime - com um acto solene e palavras encomiásticas - para olhar o passado, em 1910, e reviver os modos de pensar e de estar, então, na sociedade e na política. E até, também, para olhar o futuro, a partir de 1910, fazendo o balanço secular das transformações que operou, de facto, uma revolução portadora de esperanças e de promessas , umas cumpridas, outras incumpridas. O fundamental é envolver as pessoas, despertando o seu interesse pelos factos históricos, em ambiente de tolerância, de diálogo e de festa.

E, assim, se houver boa resposta, como esperamos, por exemplo: no "Tu cá, tu lá" alguns dos espectáculos hão-de versar esta temática; no concurso das estátuas um prémio especial será previsto para a melhor estátua de um dos protagonistas de 1910; no concerto de verão, as músicas serão dessa época; durante o Festival Internacional de Folclore tentaremos levar a cabo a reconstituição de um comício republicano no Largo da Câmara ,tal como das festas populares desse tempo; o Arquivo Municipal promove a reconstituição de uma aula em 1910 e trabalhos sobre os períodos da Monarquia Constitucional e da República. Entre as publicaçôes, destaco uma edição facsimilada dos jornais de Espinho de 1910.

Em simultâneo, e ao longo do ano, realizaremos, mês a mês, retrospectivas sobre: cem anos de poesia; cem anos de migrações; cem anos de laicismo; cem anos de municipalismo; cem anos de desporto: cem anos de cinema; cem anos de direitos humanos... Etc. Etc.

E, para os mais novos, em especial, um concurso sobre a revolução, em forma de relato na primeira pessoa: "O meu diário da República".

Sem comentários: