abril 26, 2010

E depois do serão (republicano)...

E depois do serão: Começaram, acto contínuo, as iniciativas para lembrar o 25 de Abril, este ano integradas nas comemorações mais englobentes do "Centenário da República" (os cem anos de Republica: segundo alguns, com o interregno do Estado Novo - uma espécie de "tertium genus").
A edição facsimilada do jornal "A Defesa de Espinho", com as primeiras imagens das manifestações populares do pós 25 de Abril de 1974 na nossa cidade (4 de Maio).
O concerto do "Grupo de Baladas Nostalgia" de Espinho: "Seja bem-vindo quem vier por bem". A esta distância, as músicas conservam toda a sua magia - pelo menos, acho eu, para os da minha geração. Gostei!
A 25, depois da cerimónia do hastear da bandeira e da sessão solene na Aseembleia Municipal, à tarde, o Retimbrar animou as ruas e animou o espaço Multimeios, quando estavamos em plena inauguração da exposição "E depois do Adeus" do fotojornalista Marques Valentim - uma incursão pelos caminhos que foi seguindo a nova República, com os seus protagonistas.
Logo a seguir, o debate, que, de tão participado, se prolongou até depois das 19.30. Algumas excelentíssimas intervenções! E a certeza de que podemos voltar ao debate - e não faltarão ocasiões, no quadro do "Centenário"
O filme "Capitães de Abril" começou, atenta a hora, para muito poucos resistentes...

Sem comentários: