abril 28, 2010

Terminar o mandato na Madeira

Era ainda deputada quando, a 7 de Março, a convite do Governo Regional da Madeira fui ao Funchal participar nas celebrações (por um dia antecipadas, a meu pedido) do dia Internacional da Mulher. O tema era o factor "emigração" na tomada de consciência cívica e na participação das mulheres na sociedade, na política, na comunidade. Uma sessão excelente, com as conferências a serem seguidas de debate. Presentes dois grandes amigos de muitos anos, a Vanda e o Virgílio Teixeira, com o filho, Pedro.

Virgílio Teixeira, o mais internacional dos actores portugueses é, para além de um artista fora de série, um Homem generoso e dedicado à sua terra, que desempenhou, durante anos, por puro espírito cívico e compreeensão e conhecimento da vida de emigrante (ainda que emigrante especialíssimo!) o lugar de director do Centro das Comunidades Madeirenses. Nessa qualidade o encontrei, nos início dos anos 80 e começou, então, um trabalho de colaboração constante. Sempre pude contar com ele. E reciprocamente!
Além do mais, tem uma distinção natural, um charme, um encanto que são, na vida, como na ecrã, imensos. E a Vanda é encantadora, também. O filho sempre a partir para uma nova missão humanitária, num continente distante - bons génes e boa educação!
Sucedeu-lhe o Gonçalo Nuno Perestrelo Santos - outra óptima escolha para o cargo, e também uma simpatia! A colaboração Madeira-continente, a nível do governo ou do parlamento, no que me respeita, tem sido absolutamente perfeita.
E este ano recebi novo convite do Governo de Alberto João para falar do dia 8 de Março - mas já estava comprometida com idêntica iniciativa nos EUA.
Em 2011, talvez possa voltar à Região Autónoma, no Dia da Mulher
Fui, desde sempre, assumidamente, pró autonomista e pro regionalista e gosto muito das nossas ilhas Atlânticas.
Como me disse, há muitos anos um Secretário Regional dos Açores, sou "alguém que os compreende".
É natural: sou do Porto, não sou da capital de um velho império centralista...


2 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

O meu último dia de mandato passado, assim, entre amigos e no paraíso terreal!
Eu adoro a Madeira!(quando era jovem, usava muito este verbo "adorar", e quando o repito, sinto-me rejuvenescer...).
A Madeira é o único destino onde vou, quando posso, em turismo - 100% turismo.
Passei lá férias, em família, pela 1ª vez, em 1977.
Depois, estive lá, com a Isabelinha, no Savoy - talvez em 1990. Um ou dois anos depois, voltei, sozinha, embora tenha sido "descoberta" e muito convidada por amigos do Governo Regional.
E, antes e depois, incontáveis vezes lá estive em trabalho, 100% trabalho.
E, em algumas outras ocasiões, num contexto misto ou intermédio: convites, como o do SR. Castro (na visita do Rei dos Zulus e do Duque de Bragança ao Funchal), ou acções de voluntariado, conferências, em que custeava a viagem e o hotel, para representar associações pouco prósperas.

Maria Manuela Aguiar disse...

Desta vez, o meu "cicerone" foi o Gonçalo Nuno. Um espanto. Apesar de ter sido uma brevíssima estadia, mostrou-me um Funchal que desconhecia: não só os novos túneis, como novas e fantásticas unidades de turismo de habitação, ou turismo em antigos palácios.
E até subimos às alturas, num balão, que ascendia morosamente, junto a um cais. E andamos numa espécie de teleférico, que vai parar perto daqueles sumptuosos jardins do Joe Berardo.