abril 23, 2010

O primeiro trimestre, abreviadamente...

(Uma espécie de diário abreviado e intermitente... com muitas lacunas, muitas inevitáveis, porque sobre alguns assuntos - reuniões, conversas, ideias, projectos -é prematuro escrever no blogue, sobretudo no que diz respeito a actividades da Câmara).

JANEIRO

Os dias iniciais de Janeiro de 2010 foram ocupados com a finalização do programa de actividades - reuniões e reuniões... Muitas ideias, para escasso orçamento. É a crise! É o défice!
A 6 de Janeiro, conferência de imprensa no Centro Multimeios, sobre a situação jurídica da Fundação Navegar. Presidente deixa a situação muito clara.
A 8, reunião com voluntárias da associação "Animais de rua". Entre muitos outros assuntos abordados, a hipótese de fazer, no verão, uma cãominhada!
A 11, a grande festa anual do aniversário da Casa do FCP de Espinho - um dos raros eventos que traz à cidade os media nacionais, incluindo as sempre renitentes televisões, qualquer que seja o seu âmbito.
Fui entrevistada para o Porto Canal sobre o significado do acontecimento (10º aniversário).
Tudo muito bem, como é já tradição da "Casa". Novidade: foi-me atribuido o Dragão de Espinho. Segredo bem guardado, sem dúvida. Estava longe de imaginar. O agradecimento em palco foi mesmo um improviso, ainda por cima de alguém que estava em "estado de absoluta surpresa"! O outro homenageado era o Bruno Alves. No caso dele, toda a gente sabia e aplaudia.
A 12, visita a Espinho da professora da Universidade da Califórnia (Berkeley) Deolinda Adão.
Almoçamos em minha casa, com tempo para falar sobre o projecto de comemorações do Centenário da Reública e outros. Não ainda este ano, mas já no próximo, o grupo de alunos de Berkeley que estagia em Portugal, no verão, talvez possa colocar Espinho no seu roteiro. (nos EUA tudo se faz com tempo, como eu gosto, aliás...).
No dia 13, encontro com a Drª Lúcia Bandeira - convite para participar numa conferência de verão. Tema: migrações, geminações.
A 14, uma primeira reunião de todos os meus directos colaboradores, no FACE: programa do centenário da República, sempre em evolução, e apresentação das actividades de cada serviço.
Debater em conjunto, saber o que podemos pedir ou oferecer uns aos outros.
Um dos asuntos sobre a mesa foi a proposta da Drª Susana Tamagnini sobre "biblioterapia". Daí, com mais esta e aquela sugestão, surgiu algo de semelhante, mas diferente, uma evolução da primeira versão: os "ateliers da memória" ou "Quem conta". Inclui, como no modelo original, a escrita criativa, a leitura comentada. Mais: o projecto "histórias de vida", na forma oral ou escrita. A começar pelos mais velhos, nos centros de dia (e, ao que parece, tem suscitado adesões - a ver vamos como marcha).
A 15, no seminário da Universidae Aberta e do CEMRI - em que participei - sobre migrações, recolha e tratamento de imagem. Queles ateliers foram aí apresentados como projecto embrionário, e muito elogiados. Garantida ficou a vinda a Espinho da Profª Doutora Ana Paula Beja Horta para uma das conferências sobre "Um século de migrações portuguesas" - palestra, eventualmente, acmpanhada da exibição de um filme.
A 16, inauguração da exposição "A arte do cerco" de Carles Broz - com a presença do presidente da Câmara e de várias dezenas de participantes. Entre os presentes, a pintora Balbina Mendes. Falamos, o Dr. Bouçon e eu, na possibilidade de apresentar em Espinho a sua última colecção.
No dia seguinte, novo encontro com Balbina Mendes, para acertar pormenores. Garantida a expo de "máscaras rituais transmontanas" para o verão, na galeria do FACE.
A 20, em Lisboa, na Fundação Pro Dignitate, reunião com a Drª Maria Barroso. Convite para a abertura do "Centenário da República" em Espinho.
A 22, em representação do Presidente, presença no jantar do Rotary.
A 26, uma longa e profícua reunião na Escola Manuel Laranjeira, com a Directora Drª Maria Ricardo, professores e alunos, envolvidos em acções de intercâmbio internacional - Espanha, França, Marrocos.
A 27, não no contexto de actividades camarárias, mas na companhia de outros membros do Executivo, uma ida ao Porto, para assistir ao lançamento do livro "Mudar" de Pedro Passos Coelho.
A 29, uma reunião de trabalho com o Engº Secca - desenham-se hipóteses de colaboração entre O Museu e a Cooperativa Árvore.
À noite, jantar com Sérgio Godinho e Drª Isabel de Sousa, seguido de apresentação do livro de poemas do poeta e cantor. Sala cheia! E esplêndida a forma como disse alguns desses poemas!
A 31, o espectáculo "Mamma mia", no Centro Multimeios. Juventude e talento em palco!

FEVEREIRO

3 - Duas exposições em vista: a de Marques Valentim, na Livraria Barata, em Lisboa, sobre o PREC (já na véspera lhe tinha dirigido convite para trazer essa mostra a Espinho, no 25 de Abril) e a de Lurdes Abraços, pintura sobre cerâmica (mais difícil de viajar para cá, por razões da segurança acrescida que implica...)
Almoço com a Drª Maria Barroso e assessores e reunião na Fundação Pro Dignitate, para acertar o programa da abertura do "Centenário da República" em Espinho.
4 - No FACE, um reunião informal com Helder de Sampaio, Fausto Neves e Armando Bouçon, onde começou a desenhar-se o projecto da edição de um disco do mais famoso compositor de Espinho, Fausto Neves.
Mais tarde, com a direcção da Academia de Música, esse projecto começaria a tomar forma, com caracter de urgência, para poder estar pronto no "Dia da Cidade".
5 - Uma visita, com o Presidente a casa do Engº Capela - que nos mostrou a sua fabulosa colecção de violinos - e não só!
7 - Na Biblioteca, lançamento do livro de Rita Betânia, com apresentação do Dr. Lúcio Alberto. Mais uma oportunidade de dialogarmos com a A. - antes mesmo de ler o seu primeiro livro - sobre a utopia de um mundo novo, o papel das mulheres nessa refundação civilizacional, sobre o Bem e o Mal...
Ao fim da tarde, no Multimeios, uma interessantíssima conferência de José Carlos Barros, sobre um outro mundo fantástico, o das marionetes.
Em exposição, no átrio, algumas daquelas a que ele próprio dá vida. Lindíssimas! Julgo que a maioria pertence ao museu do teatro.
8 - Um domingo de céu plúmbeo a lançar a dúvida sobre se José Carlos Barros poderia fazer, com o seu Dragocirco, um espectáculo de rua. Arriscou e, como não chuveu, foi um sucesso. Terminou no interior do FACE. Segui-se o "show" dos Robertos, que até incluiu um "sketch" sobre a questão de regime -monárquico ou republicano...
9 - Um activo grupo de mulheres comunca-me que se propõe levar a cabo um desfile de moda no FACE.
Óptima ideia.
11 - Jantar com Jordi Bretran, um dos nomes mais famosos do mundo das marionetes.
Por sinal, também catalão, como Carles Bros.
12 - Na Academia, o fascinante espectáculo de Jordi!
Nunca vi, no género, nada de comparável!
13 - Desta vez, com crianças pequenas da família, outra bela incursão no universo das marionetes - no auditório da Junta de Freguesia.
18 - Reunião com o Dr. Alexandre, da Direcção da Academia - o disco de Fausto Neves em marcha, graças à boa vontade de todos od coenvolvidos.
22 - Dr Quirino, Drª Leonor, Dr. Leitão e eu: almoço com colegas da Câmara de Valongo, seguido de visita a um canil exemplar. À procura de um modelo para melhorar o nosso pequeno canil - para transformar Espinho em "município amigo dos animais"!
23 - Reunião com a direcção do CINENIMA. Um dos ex-libris da cidade. Queremos dar-lhe mais visibilidade no FACE.
24 - Uma reunião que pode vir a ser importante para o Museu - com a criação de mais um núcleo museológico...
25 - A primeira entrevista - à Maré Viva
27 - Entrevista ao JN

MARÇO

2 - Mensagem para o jornal VERIS, a agradecer a distinção, que não pude receber pessoalmente.
4 - Reunião no FACE, com o Presidente da Junta de Paramos.
5 - Almoço com a Drª Maria Barroso, Drª Maria João Sande Lemos e Dr. António Pacheco, visita à Câmara Municipal e, às 5.00h a abertura do Centenário da República.
Uma excelente conferência sobre "As Mulheres da 1ª República", pela nossa convidada de honra, e actuações memoráveis do grupo de percussão da Academia de Música e do Coro da Universidade Sénior. Por fim, o hino nacional cantado por todos os presentes.
6 - Inauguração de duas exposições no FACE: na Galeria, desenhos de Siza e uma colecção de serigrafias e gravuras da Cooperativa Árvore; num dos espaços da parte poente, o "Scriptorium Medieval" organizada pelo Arquivo Municipal.
A noite, participação num debate sobre a Mulher, promovido paela Junta de Freguesia de Espinho.
8 - Enviei mensagem às organizadoras do mega-jantar comemorativo do Dia da Mulher, na Nave. Com pena de não estar presente.
Segui, nesse dia para Newark, onde estive, a convite da Cônsul-Geral, Drª Amélia Paiva, nas celebrações locais do dia internacional da Mulher. Falei, precisamente, do tema que me levava à Califórnia, a convite da Universidade de Berkeley: as feministas da 1ª República.
Uma sessão muito participada, na Casa do Ribatejo, onde, por acaso, nunca tinha estado. A nossa Cônsul é uma grande diplomata, que sabe a importância real da "questão de género", tanto para as comunidades da emigração, como para qualquer sociedade civilizada...
9 - Na paróquia de Elizabeth, uma das maiores do mundo da emigração. À frente, dois sacerdotes aveirenses - Monsenhor João Antão e o Padre José Manuel Fernandes.
10 - Berkeley - reuniões preparatórias.
11 - Intervenção no Encontro em Berkeley de 200 jovens estudantes de português.
12 - O início da Conferência sobre o Centenário da República.
13 - Fiz a minha intervenção. Tema: Portuguese Women 1910 - out of the shadows
14 - Reunião para discutir o "follow-up" e almoço de despedida. Partida para São José: participação no lançamento do livro "Nove Ilhas".
15 - Regresso a Espinho, via Newark, sem tempo para contactar, de novo, os amigos da costa leste...
19 - Reencontro comos debates sobre a 1ª República. Conferência organizada pela Escola Manuel Laranjeira.
Muito bem! Mau, só o tempo de temporal... Tive de aceitar boleia para voltar a casa...
20 - "Um século de poesia", organizado pela Biblioteca - muito animado.
À noite, Tú cá ú lá- teatro: gostei! Só tenho pena que o resto do país se n~~ao aperceba da qualidade dos nossos amadores, que superam muitos famosos profissionais...
21 - Desfile no FACE: fantástico o ambiente na Galeria, repleta de público! Óptima organização.
24 - Em Aveiro - uma impressionante intervenção de Pedro Passos Coelho.
27 - Concerto da Banda de Silvalde, no multimeios - muito conseguido!
31 - No Porto, lançamento de um livro sobre Mª Amélia Canossa. Espero que o possa vir lançar, também, a Espinho.

Sem comentários: