maio 09, 2010

Animal Farm - a lição ao vivo em todos os canais de televisão.

Conhecem a expressão:
"Somos todos iguais, mas há uns que são mais iguais do que outros".
Li a fábula de ORWEL, na versão inglesa, há muitos anos. Foi leitura obrigatória - e deliciosa - de um dos trimestres do curso do British Institute de Coimbra, onde tirei o meu "Lower Certificate", pela Universidade de Cambridge.
Parece que em português a tradução é "O triunfo dos porcos". Não tenho a certeza, e, de qualquer forma, não é de porcos que quero falar. É de discriminação - e, por acaso, de discriminação em caso de triunfo.
De uma vergonhosa e escandalosa discriminação, absolutamente paradigmática do centralismo português, que se estende da política ao desporto.
Há cidades ou regiões mais iguais do que outras. Há portugueses mais iguais do que outros. Há clubes de futebol mais iguais do que outros.
Ao longo de 4 anos, o campeão nacional deste desporto, no dia em que ganhou a Liga, não mereceu nos telejornais das várias televisões mais do que uns minutos.
O vencedor era o FCP - um clube do norte do país.
Hoje, todas as televisões nacionais - RTP-1, SIC, TVI, SIC-Notícias, RTPN e TVI 24 estão a dar intragáveis e repetitivas reportagens, todas de uma inevitável similitude, há cerca de 90 minutos, sobre a vitória do SLB - clube da capital da Republica - no campeonato.
Nos TELEJORNAIS!
Haverá algum país do mundo civilizado onde aconteça coisa semelhante?
Já imaginaram uma vitória do Paris-St Germain a dominar por completo os telejornais de França? Ou a vitória do Chelsea a monopolizar os da Grã-Bretanha??
No que respeita aos canais privados, não haverá muito a fazer - apenas "zapping" para outro canal... É ridículo, é quarto-mundista, mas é o mercado a funcionar, deploravelmente. Constata-se (um "galicismo", eu sei...).
Em relação às que pertencem ao Estado, acho que esta discriminação deveria ser objecto de protesto, de análises comparativas com o que aconteceu em anos anteriores, de denúncia desta vergonhosa parcialidade e de sanção, naturalmente.
Que ideia é esta de "serviço público"? É para isto que eu pago taxa de rádio e de televisão na factura da electricidade?
Até às 22.00 h, a única alternativa, em canal aberto, para os teleespectadores, foi a RTP2, onde passou um programa sobre HITLER!...

6 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Pelo visto, a RTP julga que só tem obrigação de prestar serviço público no 2º canal...
Aí, sim, às 22.00 horas, foi possível "teleespectar" mais do que uma só e obsessiva notícia.
Agora, às 22.40, a RTP1 tranmite um concurso, a 2 um programa sobre Mafra, a 3 e a 4 novelas, e todas as noticiosas por cabo continuam a dar, incansavelmente, os festejos SLB... Tempo de navegar na NET, ou de deitar mais cedo...

Maria Manuela Aguiar disse...

Outra vergonha foi a expoliação de que foi vítima FALCAO.
Na realidade, ele foi o maior goleador. Porém, viu as arbitragens sonegar-lhe meia dúzia de golos, indevidamente anulados.

Maria Manuela Aguiar disse...

E a verdade é que o FCP depois do regresso de HULK não perdeu um único ponto.
Uma vintena de jogos sem HULK foi o que se viu...
Por isso, é impossível aceitar como limpo um campeonato viciado pela Comissão de Disciplina da LIGA.

Contra o Porto e contra o Braga!...

Maria Manuela Aguiar disse...

Atenção:
A RTP1, onde eu estava "refugiada" para escapar às estúpidas reportagens sobre o SLB, volta ao mesmo: o SLB em Moçambique, em Coimbra, em Castelo Branco, o autocarro vermelhão. A "concorrência" continua, mais saudavelmente, com as novelas - hélas! não é o meu forte... Mudei para a BBC World - só para ver se a notícia sobre a vitória do Chelsea sobreleva todas as outras.
Para já não: Hung Parliament, é a primeira (negociações partidárias para a formação d novo governo - conservadores e liberais? - depois as declarações de Brown e outros trabalhistas). Já lá vão mais de 10 minutos e ainda estamos na política, essa coisa secundária e despicienda no paraíso em que se transformou Portugal...
2ª notícia: euro zona, a Grécia, a crise, menção de Portugal, Espanha e Itália. Dois ou três minutos...
3ª notícia: derrota do partido de Merkel em Dusseldorf, perda da maioria.
4ª: cinzas vulcânicas, afectando Portugal, Itália, etc.
5ª os talibãs paquistaneses e as suas bombas potenciais. Hillary comenta, de fato cinza vestida.

Maria Manuela Aguiar disse...

Finalmente, a vitória do Chelsea na Liga inglesa, Em 30 segundos, sem imagens do jogo, que o Chelsea ganhou por robustos 8-0 ao Wigan - não por um resultado tangencial (à Benfica em fim de época).
Quase igual relevo tem a vitória do Inter, que ainda lhe não garantiu o campeonato, porque Roma também ganhou (tangencialmente...).

Maria Manuela Aguiar disse...

Agora, intervalo lúcido na RTP1: Herman entrevista Mário Augusto.
Nos canais de cabo prossegue o carnaval SLB.
Não tenho nada contra o carnaval dos adeptos, compreendo a sua alegria e vontade de foliar, mas como espectáculo omnipresente é pobre...