maio 23, 2010

Sérgio Conceição - assumir a cidadania, com coragem e com classe, dentro e fora de um campo de futebol

Tive sempre uma especial predilecção pelo desportista e pelo cidadão Sérgio Conceição.
Para além de um fabuloso jogador de futebol, cheio de talento e de garra, um cidadão sem medo de tomar posições e de lutar contra as injustiças, desassombrado e generoso dentro e fora do campo - desfazendo a imagem comum do português pequeno e subserviente, acomodado e calculista.
Foi hoje a sua festa de despedida. Que pena!
No estádio que leva o seu nome, nomes famosos estiveram com ele. Falou bem. Falou claro, como é seu hábito!

3 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Não o conheço pessoalmente, como acontece com a maioria dos meus "ídolos" do futebol. Mas identifico-me com a sua maneira de actuar, de reagir, com o seu discurso, com a sua ética, e coerência.
Não cala desaforo!
Diz o que tem a dizer. Protesta quando sente que tem razão. Sim, antes de mais, um homem sem medo. Nunca temeu o efeito da sinceridade.
Num mundo em que os jovens são, em simultâneo, vedetas e servos de uma férrea disciplina, que os obriga a repetir lugares comuns encomendados, ele foi sempre uma lufada de ar fresco, uma cabeça pensante, uma voz livre.
Único e irrepetível Sérgio Conceição, que eu relembro vestido de azul e branco, de preferência, ou a marcar 3 golos a Oliver Kahn, com a camisola das quinas.

Maria Manuela Aguiar disse...

Não quer isto dizer que não tenha acompanhado o relançamento da sua carreira na Bélgica e a sua nova vida na Grécia. Não me admiro de o ver agora entre os dirigentes do clube grego.
Seria mais difícil, talvez, conseguir a mesma aceitação, o mesmo consenso no mundo do futebol português - porque aqui a democracia é mais recente, mais relativa do que a belga, para já nem falar da grega, antiquíssima...
E Sérgio é um exemplo de resistência a todas as prepotências! Por isso nele eu vejo um grande exemplo raro, na tríplice veste de jogado genial, de genuíno desportista e de cidadão livre.

Maria Manuela Aguiar disse...

Fiquei satisfeita com o regresso de Sérgio ao futebol belga, como treinador adjunto do seu antigo clube, que já foi o mais português daquele país.
É carreira em que antevejo terá maior futuro!