julho 05, 2010

Comício Republicano em Espinho

Está de parabéns a Drª Idalina Sousa!
O comício - festa revelou, uma vez mais, a classe dos grupos de teatro, de música, de folclore desta terra de Espinho, que pequena só é na geografia.
Foi um convívio muito divertido, com oradores e oradoras de alto gabarito, com tudo o que um "Happening" deve ter, para além das palavras incêndiárias, um belo simulacro de incêndio, rapidamente apagado pelos bombeiros de Espinho, trajados a rigor, à 1910, manejando com à vontade, um precioso e gracioso carro de época, que funciona, como novo! Sem dúvida, uma das grandes atracções da festa, para além dos caricaturistas (que não tiveram "mãos a medir", como diz o povo), do fotógrafo "à la minute", dos gigantones e Robertos, da GNR, montada nos seus belos cavalos brancos, do ardina que distribuía o "Espinho Republicano", o nº1, que poderá até ter sequência...
Muitos "vivas" à República, sobretudo quando os famosos falavam das alturas da varanda camarária ou os anónimos, do alto de um escadote (o nosso "Hyde Park corner"). Mas, porque era tempo de fazer democracia, ali, no Largo da Câmara, também "vivas" ao Rei e à Monarquia. O grande agitador monárquico do dia, que é, na vida real, 100% republicano, saiu-se magnificamente, a mostrar quão bom actor ele é, e parece que ficou fã do papel representado. Está pronto para outro... comício. Vamos a ver!...
A meu lado, até ouvi cantar o hino da Maria da Fonte!
Por fim, monárquicos e republicanos, anarquista e feministas - que nos deram momentos inesquecíveis, muito actuais e pedagógicos... - acabaram a dançar com os ranchos folclóricos. Era hora de acabar, um pouco mais cedo do que o previsto, porque ia passar, lá mais ao fundo, na Rua 19, a procissão de São Pedro.

2 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Então não é que toda a gente se lembrou de evitar as datas do "mundial", mas não a da procissão - que não ocorre no dia de S. Pedro, mas no domingo seguinte, justamente esse domingo, dia 4?
O comício estava agendado há muito, mas, com certeza, a procissão também.
Tudo se compatibilizou: comício das 15.30 às 17.00, hora de começo da procissão...
Mas há, em Espinho,ao fim-de-semana, constantemente, eventos que acontecem em simultâneo, deixando-nos com muita pena de não termos o dom da ubiquidade.
Por exemplo, sábado, 3, às 21.30: Sessão solene na Junta de Silvalde, Festival da Academia de Música, Espectáculo do Orfeão de Espinho.
Houve que dividir a vereação pelos diversos locais de festa - a mim coube-me o Orfeão. Um belo espectáculo, com os orfeonistas e os seus convidados - o ballet Giselle, sempre um deslumbramento, e uma tuna engraçada.

Maria Manuela Aguiar disse...

Eu sei que numa terra animada, é normal - e bom sinal, sinal de dinâmica - que assim se passem as coisas. Mas, às vezes, é possível evita-lo, e, quando é, é uma vantagen.
Talvez esse novo gabinete de coordenação e de realização de eventos, que está em plena actividade na Câmara, o possa vir a fazer - não para interferir no que é privado, ou até no que é de outros serviços autárquicos, mas em benefício do que é agendado pela Câmara.