novembro 12, 2012

Natália sobre Albertina

O Olhar da Pte. da Associaçâo Mulher Migrante na Argentina para a 1ª Mulher Presidente do Clube Português




Sra. María Albertina



Eu conhecí a Sra. María Albertian muito jovem no ano 1970, na Quinta da Saudade, que pertençe ao Clube



Começei a ver seu trabalho e a observa-la como uma Associada mais, mas sempre admirando essa Mulher......



Admirava sua atuaçâo em todo momento, nas festas..... um día perguntei que me informaram..... como essa Mulher tinha um lugar destacado dentro do Clube, era a única.....saber da sua vida e é assím como posso dizer-lhe , que lá pelo 02 de Dezembro de 1952, se Inaugurou a Sede do Club Plortuguês, e esta Mulher com grande Portuguesismo, muito Jovem mas com uma grande vocaçâo `de trabalho Associativo, começa a trablhar no Clube Português, como socia......

O Clube Português era uma casa nova donde ainda hoje está a Sede principal. María Albertina, começa no día 13 de Outubro de 1952, e de ahí para adiante nunca mais deixou de estar, de pertencer, e trabalhar sempre em todo momento e em todos os Festejos do Clube.



Nâo só trabalha no seu Clube que também hà mais de 35 anos , que ela vai aos diferentes Clubes e sempre convoca muita gente a assistir às Festas de outras Instituiçôes as mais Jovens,



Tenho conhecimento dos diferentes lugares que trabalhou, membro da Comissâo de Jovens, nessa altura o Clube, estaba com quasse todos Portugueses, já que era o único lugar donde os Portugueses podíam ir a buscar um pouco de Saudade e recordar a Patria Distante....



Esteve em varias Sub- Comissôes Diretivas do Clube, Foi integrante do Rancho Folclórico (ALEGRÍAS PORTUGUESAS) Cultura, Sub- Comissâo de Damas etc.



Durante estes 60 anos esteve na divulgaçâo da Cultura Portuguesa e colaborando com todas as Associaçôes Portuguesas, do Grande Bs. As. e tambêm com as mais distantes.



A Sra. María Albertina é una pionera do Associativismo dentro da Comunidade Portuguesa na Argentina, eu era muito nova ainda quando ouvia falar da Sra. Albertina como se dizia, era a única Mulher , que já era nomeada como uma Mulher participante, e que os Homens a respeitabam, nâo era pouca coisa.? eram tempos donde o Homem quería estar dirigindo tudo, e tinhamos homens muito machistas, por isso que esta Mulher na altura que ela foi pte. teve que demostrar que tin ha condiçôes pessôais , para lutar contra esse Machismo que faço referência.



Seus cargos principais foram: Vice-Pte. desde Outubro do ano 2000, a Setembro de ano 2002,

Foi a primeira Vice-Pte. Mulher e despois Presidente dentro dos períodos de Junho do ano 2000, a Setembro de 2002, sempre esteve nas Comissâo do Clube Português o mais antigo da Argentina, de Janeiro de 2004 a Dezembro do 2004, novamente Presidente Interina .(Por Renuncia do pte. em ejercicio.



Foi Socia Fundadora da Associaçâo da Mulher Migrante Portuguesa na Argentina e grande colaboradora, estando sempre ao nosso lado.



Também Socia da Casa de Portugal Virgem de Fátima de Villa Elisa da Cidade de La Plata.



No Ano 2003 o Ministerio dos Negocios Estrangeiros das Comunidades Portuguesas, Dr. António Martins da Cruz le otorgó a Medalha ao Mérito pela atuaçâo relevante em Prol das Comunidades Portuguesas.



Todo este trabalho feito pela Sra. María Albertina foi com o acompanhamento da sua familia, seu marido Amandio Gago Rodrigues, um trabalhador incansavél e incondicional em todo momento com sua esposa.....



E seus filhos o Dr. Marcelo Fabián Gago Rodrigues e A Licenciada Arlete Liliana Gago Rodrigues, que adoram Portugal, pelo ejemplo da sua Mâe,os quais muitas das vezes tiveram que ter a ausência da sua Mâe em casa para ela poder realizar todos estes trabalhos.



Quem nâo está dentro de uma Associaçâo nâo sabe dar valor.,às horas de dedicaçâo que se dá? mas tudo se faz pelo nosso Portugal lá distante.



Quando penso que pensaram em escolher uma Mulher para Presidente, para dirigir o Clube Português nâo deve têr sido fácil!!!!!! mas uma Mulher que têm um trabalho como María Albertina nâo podia ser ignorada pelos seus pares da Comissâo Diretiva.





También foi Diretora do Boletim Informativo durante 20 anos , foi parte do Staff, do programa radial A VOZ DO CLUBE PORTUGUÈS) , programa que leva 46 anos de vida , sendo também Diretora do Programa.



Tambêm foi membro do Conselho das Comunidades Portuguesas na República Argentina, durante muitos andes-



Como Pte. da Associaçâo da Mulher Migrante e Socia Vitalica do Clube Português sinto-me muito orgullosa de têr sido integrante da Comissâo Diretiva do Clube e têr compartido momentos inolvidáveis junto à Sra. María Albertina.



Trabalhar com uma Mulher de estas características foi uma grande oportunidade que tive de aprender ao seu lado e hoje posso dizer que estar em uma Comissâo nâo só é querer ser Pte. senâo temos qeu têr o ejemplo de uma Mulher como ela, que continúa a trabalhar e domostrar que está muito alto seus valores , para continuar a dar Ejemplo de Sabiduría, e que muitas pessôas aprendam dela, que foi Ejemplo de todos os tempos dentro do Associativismo na Argentina



Tería muito mais para falar de esta gran Lutadora do Clube Português; mas dizem que a Verdadeira Historia começa depois!!!!!quando nâo estamos por aquí...........
Portugal teve a honrra demandar como Emigrante à Argentian uma grande cidadâ a trabalhar pela Lingua, Cultura, e pelas Costumes e por tudo o que está relacionado com Portugal



Muito Obrigada María Albertina !



Sra. Natália M. Renda Correia



Pte. Associaçâo da Mulher Migrante Portuguesa na Argentina



Sem comentários: