abril 17, 2020

Vice Presidente da Assembleia. Como foi?

 VP da AR. Como foi? -

Foi mais uma grande surpresa, porque era cargo para o qual não seria voluntária.
 Não sei ao certo porque me escolheram, mas sempre achei que era justamente para terem, pela 1ª vez, uma mulher a presidir ao plenário da Assembleia.
 Na minha opinião, uma boa aposta do PSD!
Embora o cargo tenha importância protocolar - o 1º Vice-presidente, como era o meu caso, é o segundo na linha de sucessão do Presidente da República, pelo que "en cas de malheur", pode ver-se em Belém - ninguém dá muito pela sua existência. Ora, com uma mulher, coisa inédita, a exerce-lo ganhou bastante visibilidade. E, por isso, depois dos meus 4 anos de mandato (1987-1991), o PSD escolheu outra mulher, Leonor Beleza...

 E como foi a primeira presidência?


Foi muito divertido, nem imagina!
O Prof Victor Crespo, que era o Presidente, poderia ter optado por dar solenidade ao momento histórico, anunciando que se fazia substituir pela VP. Mas não: a meio de uma intervenção de Basílio Horta, fez-me apenas um discreto sinal, para tomar o lugar e saiu. E eu lá subi as escadas, e sentei-me na cadeira presidencial, tentando passar despercebida. Bastante satisfeita, devo dizer, por não ter de discursar de improviso. Mas lá estavam, atentas, a Natália Correia e a Helena Roseta e levantaram-se, de imediato, a bater palmas. De seguida, levantou-se o hemiciclo inteiro, numa "estrondosa" ovação. O mais curioso foi ver a expressão do Basílio, espantado por ter suscitado, com uma mera intervenção técnica, uma semelhante reacção... Até que olhou para cima, viu um vulto feminino na presidência, e apaludiu também.
E eu, sem saber, repeti, quase "ipsis verbis" as palavras de Carolina Beatriz Ângelo, quando se tornou a 1ª Mulher portuguesa a votar em eleições nacionais. Também ela teve um "estrondoso" aplauso dos presentes no acto, e por isso usei o adjectivo!
Como ela, disse que aquela ovação não era para mim, era para uma Mulher, que estava num lugar onde há muito as Mulheres deviam ter estado. Não sei exactamente as palavras, mas a ideia era esta.
Dias depois, houve o caso Cicciolina, cuja entrada na sala eu nem sequer tinha autorizado...

Sem comentários: