junho 30, 2010

SCOLARI, o mal menor!

Scolari nunca me convenceu.
Porém, sendo as escolhas de MADAÍL (ainda se lembram que ele existe?) o que são - na melhor das hipóteses um "tipo Scolari", na pior um "tipo Queiroz" - eu antes quero o brasileiro de volta!
Sem ele não tinha havido Deco nem Pepe na selecção. Nem bandeiras de Portugal nas janelas. Nem devoção a Nª Sª de Caravaggio.
O que é que nos deu Queiroz, para além de ter, segundo ele próprio, criado Ronaldo, a criatura que se virou contra o criador?

6 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Bem, ele pretende ter descoberto Eduardo, o "keeper" que nos salvou da goleada com a Espanha- isto não disse ele, mas digo eu...
É verdade em termos de escolha, de aposta pessoal.
Todos estamos contentes com as grandes defesas do Eduardo.
Mas eu ainda vou esperar para ver: ele é, de facto, um "quase - Baía" ou beneficiou de uma bem especial capacidade de adaptação a uma bola esquesita?

Maria Manuela Aguiar disse...

Eis um ponto de contraste entre Queiroz e Scolari: o guarda redes fez toda a diferença a diferença - Ricardo afundou o barco de Scolari, Eduardo remou contra a maré.

Maria Manuela Aguiar disse...

Um ponto de contacto entre ambos: eles batem, de vez em quando!
Segundo os jornais, Queiroz acerta mais do que Scolari, e não precisa de pretexto. Viu o "inimigo", um crítico das suas tácticas, e foi a ele de punho em riste (não se viu em imagem, mas há relatos vários, dado que tudo se passou num aeroporto, à vista de muita gente).
Scolari desculpou-se, dizendo que atacou um insurrecto em legítima defesa do "minino" (Quaresma).
Quaresma andava por perto, mas com ar de quem não se sentia nada atacado. A essa cena, assistimos em directo de TV.

Maria Manuela Aguiar disse...

Pena não termos visto o grande murro de Queiroz...
Com o de Scolari (que falhou o alvo, hélas!), diverti-me imenso! Contra-corrente, até escrevi umas linhas a dar ao riograndense do sul a minha humana compreensão.
E, depois disso, têm o desplante de suspender HULK, por meses e meses, acusando-o de dar um empurrão ou uma joelhada num segurança provocador.
Triste "país de opereta", como se dizia quando eu era muito jovem e a ditadura estava para durar.
Passou a ditadura, há décadas já, mas as cabeças dos cidadãos, de muitos, como vemos, resistem a uma vivência democraticamente normal.
Há uns a quem tudo se permite, há outros que são objecto de uma perseguição monstruiosa, por coisas menores.
E volto a DECO: cá dentro de portas, tentaram fazer um escândalo de uma sua constatação banal sobre o facto de não ter nunca ensaiado a táctica que, de repente, lhe foi imposta (jogar a ala...) e de ,ainda por cima, o terem tirado de campo 5 minutos depois da mudança de posição.
Obrigaram-no a pedir desculpas, por escrito, em entrevistas, ao vivo - desculpas ao infalível Queiroz, desculpas aos colegas, desculpas à Federação, ao público, à Nação, ao mundo... eu sei lá!
Um horror, que parecia de inspiração coreana (do norte).
Agora, Ronaldo, a "vaca sagrada" (no sentido indiano da expressão, quer dizer, com acento no sagrado) cometeu um deslize 100 vezes pior e, para além de um comunicado redigido certamente por mão alheia , ninguém lhe exige a mais ligeira das retratações ou pedidos de desculpa.
O mundo inteiro caíu em cima de Cristiano, e, só por isso, o gesto e a frase não foram branqueados mais cedo.
Não que eu esteja contra o rapaz. Jogou pouco? Nada de novo. Já no tempo de Scolari jogava pouco na selecção. A selecção é que jogava melhor, nesse tempo, quando tinha DECO, em forma.
O rapaz disse a verdade, remetendo as culpas para Queiroz, que é o único culpado, com aquelas incongruências táticas de bradar aos céus, porque no campo, todos, incluindo ele, bem se esforçaram!
Eu estou sempre do ladao dos que dizem a verdade - como ele e DECO.
Mas porquê o tratamento diferenciado?
A haver, só podia ser a favor de DECO, que deu muito mais de si, e da sua magia, em 7 anos de selecção.
O melhor jogador do mundo!
Anos e anos, o melhor nº 10 do mundo!
Até Platini, esse Queiroz francês, que raras vezes acerta, teve a lucidez de o dizer, quando DECO foi considerado o 2º melhor jogador do mundo, suponho que já nos tempos do Barça.

Maria Manuela Aguiar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Manuela Aguiar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.