julho 02, 2010

O DECO DA HOLANDA

Eu bem temia o que aconteceu.
O Queiroz do Brasil - o tal que é muito parecido com o Queiroz, embora 100 vezes melhor... - vai de regresso a casa, para uma Nação tão desolada ou mais do que o Portuguesa (grande nau, grande tormenta!).
E a Holanda navega imparavelmente com um Deco fantástico! Aquele que tanto contribuiu para os títulos de Mourinho. O Sneijder.
Foi esse Deco holandês que fez toda a diferença, como o nosso poderia e deveria ter feito, não fosse o veto punitivo de Queiroz...Punitivo sobretudo para a selecção, para nós, Portugueses.

5 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Já repararam que o "Mou" tentou desesperadamente levar o Deco para o Inter. Só quando não o conseguiu, por oposição do Chelsea, é que foi contratar o "Deco holandês", que é quase tão bom como o nosso.
Não torço nunca pela Holanda, de onde veio o Co Adrianse, mas admiro uma equipa liderada por um nº 10 espantoso, como o seu - dela, Holanda.
Já no Europeu foi um regalo para os olhos vê-lo jogar. Está cada vez melhor, mais letal. Cuidem-se os adversários...
Sem Brasil, agora sou "argentina" (mesmo sem Lucho nem Lisandro...) ou "uruguaia" (Olá, Fucile!), mas não sei se o título não vem mesmo para a Europa!

Maria Manuela Aguiar disse...

É! Como eu já esperava o título vem para a Europa.
Uma tristeza - lá se foram as minhas equipas, o Brasil, a Argentina, o Uruguai, depois de Portugal, naturalmente.
Uma vantagem: vou ver a final muito tranquila, Tanto se me dá, como se me deu!
Quero que ganhe o melhor. Agora começo a acreditar que é a Espanha, tão surpreendentemente superior à Alemanha. Ontem a Alemanha não parecia a Alemanha. Parecia o Portugal de Queiroz...
E se vencer a Holanda, resta-me uma consolação: ganha o Sneijder, que é o meu jogador preferido, uns pontos acima de Robben, que é o 2º. São holandeses atípicos. São eles. Cidadãos do mundo do futebol. Génios! Não me interessa nada a sua nacionalidade!
Dos espanhois, escolho Casillas. Grande guarda-redes! Mas também gosto do Puyol, daquela sua energia infindável. Aos outros reconheço a mestria - Xavis, Iniestas... - mas não vou com a cara deles. Coisa que não tem a ver com o jogo jogado no terreno. Tenho direito às minhas subjectivas embirrações. Deixei de ser do Barça - e no Barça agora abro poucas excepções para a minha simpatia. Caso de Messi, também, que acho estimável, para além de ser único e irrepetível!

Maria Manuela Aguiar disse...

Outro que gostei de rever foi Van Brockharst (será assim que se escreve?) a marcar um "golão".
Lembro-me sempre dele no anterior mundial, quando derrotamos a Holanda, apesar do árbitro. Um maníaco, que se arriscou a entrar no Guiness, pela quantidade de amarelos e vermelhos que mostrou, um deles àquele belíssimo jogador que era, então, do Barça, tal com Deco, também expulso por um incidente absolutamente ridículo.
Apesar do desafio ter tido momentos de quase batalha campal, fica para sempre aquela fraterna imagem de Deco e VB a ver o que restava da partida, lado a lado, num cantinho, com um ar desolado...

Maria Manuela Aguiar disse...

Pois é: para mim há duas espécies de equipas, as que têm Deco e as que não têm.
A Espanha também pensadores e executores "tipo Deco". Por isso é tão perigosa e imprevisível.
E confesso que gosto de treinador.
"Gente fina é outra coisa"! (um chavão tão expressivo!).

Maria Manuela Aguiar disse...

Como me irrita o Aragonés!

Sem prejuizo de reconhecer que a sua Espanha tinha atitude e mereceu ganhar...