julho 04, 2010

Previsivelmento, bom negócio para ambas as partes. Em adenda, comentário a um comentário.

Moutinho "vira" Dragão, Nuno André Coelho vai para concentração em Évian-les-Bains, de camisola verde e branca equipado.
Espero que Moutinho se Integre no FCP como se integrou Ricardo Quaresma ou, antes dele Maniche (um "leão" que só agora, quase em fim de carreira, foi contratado para Alvalade), ou antes de Maniche, Futre... Do mesmo modo, espero e confio que Nuno André Coelho, esse central fantástico, que parece o novo Ricardo Carvalho, tenha a oportunidade que merece - e que no FCP, "viveiro" de centrais, que superabundam, não conseguiu nunca. Isso será bom para todas as partes, para o nosso futebol, para Portugal, para a selecção, onde um e outro podem estar em breve. Assim seja!

E.T.
Na tv, Coentrão comenta a transferência, dando, de graça, ainda que sem graça, lições de clubismo, a afirmar que ele, em Portugal, não jogaria por outra equipa para além da sua - da que actualmente é a sua. Talvez se possa permitir esse luxo. Talvez até já saiba para onde vai, como emigrante. Mas se esse novo "team" defrontar o antigo, o que fará? Recusa-se a jogar?
O profissionalismo no futebol só a muito poucos permite o privilégio de escolher, ou melhor, de ser escolhido pelo emblema do coração. Coentrão devia sabê-lo. Devia, pelo menos, saber calar-se para não pôr em causa a opção profissional de um colega. Quanto a comunicar ao mundo que do seu clube de hoje só sai para o estrangeiro, é coisa que podia esperar para amanhã ou depois, noutro contexto...

8 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Acho estranhíssima a reacção daqueles responsáveis sportinguistas que vão ao extremo de denegrir a reputação de João Moutinho e até de dizer que não lhe desejam boa sorte!
Por mim, que não sou responsável por coisíssima nenhuma no futebol do FCP, mas simples adepta, aqui declaro que desejo o melhor futuro ao Nuno André Coelho, esteja ele onde estiver.
Vejo-o partir com muita pena, acho que é um jogador com muita classe e quero que seja um dos melhores centrais do mundo! Como o segundo Ricardo Carvalho.
Uma vez portista, portista para sempre...

Maria Manuela Aguiar disse...

Comigo, foi sempre assim, pelo menos em relação aos jogadores por quem tenho grande admiração ou em quem ponho a minha esperança!
Assim foi com o Fernando Gomes, o capitão do FCP, que, por vicisscitudes várias, como profissional que era, acabou a sua carreira excepcional no SCP.
Durante duas épocas, eu só queria que o FCP ganhasse e que o GOMES marcasse o maior número de golos possível (excepto no jogo com o FCP, claro!). Isto é:
Que tivesse imensa sorte! Que ultrapassasse o record de Eusébio! Que fosse, como era, o melhor avançado!

Maria Manuela Aguiar disse...

Muito mais difícil foi torcer pelo DERLEI no SLB...
Pois bem, consegui!

DERLEI está sempre, no meu pensamento, a marcar, infindavelmente, aquele golo sobre humano que nos deu a vitória em Sevilha.
Assim como no mito de Sísifo, mas em tudo ao contrário: num "Slalom" sobre a relva plana, empurrando a bola para dentro da baliza, recompensado pela glória, por um acto cheio de significado e de alegria!!!

Depois DERLEI mudou para o SCP e a coisa ficou mais fácil, é evidente. É um clube pelo qual não sinto nada, nem para o bem, nem para o mal. Não irrita nem hostiliza particularmente.
E que bem jogou ele, o nosso eterno NINJA... Quando foi embora, acabou aquele SCP, que ficou orfão da sua garra, da sua força...
Ele fazia a diferença.
Nunca percebi porque não o chamaram à selecção - em vez do Liedson, por exemplo. Ele tem nacionalidade portuguesa, que não foi pedida só para ser seleccionado.

Maria Manuela Aguiar disse...

Eu sei que o MANICHE não é portista. Mas é, de um certo ponto de vista, nosso e dele. Também "torço", pessoalmente, para que tenha boa sorte!
Juntamente com o Fernando Gomes, é o único que conheço pessoalmente. Recebemos, no mesmo dia, o "dragão de ouro".
Ele é tão simpático, tão divertido!

Maria Manuela Aguiar disse...

E não só!
É também um jogador de excepcional categoria.
Um lutador, com aquele espírito de equipa, de sacrifício, que faltou este ano na RAS aos Ronaldos de Queiroz...

Maria de Fátima Gomes disse...

Em Gondomar, também estamos a comemorar a República. Uma das realizações é um Curso realizado em várias associaçãões, a partir de palestras de nomes importantes e outros não tanto, com o meu.http://reencontroscomarepublica.blogspot.com/p/programa.html.
A mim caber-me-á fazer uma síntese da República em Gondomar, pelo que foi com interesse que encontrei o http://aguiarissimo.blogspot.com/2009_08_01_archive.html. Não consegue contar mais nada sobre o tio António? E a tia Lina que foi enferemeira na Grande Guerra, qual, 1ª ou 2ª? Quanto à sua saudade avó Maria, também eu a coheci e ajudei, ainda criança a fazer flores de papel na "Vila Maria".Que pena eu tenho de ter sido convertido num parque de estacionamento. De qualquer forma é uma ideia interessantíssima.

Maria Manuela Aguiar disse...

Olá, Fátima!
Gostei muito de saber que era uma das meninas que fazia flores de papel na "Villa Maria"!
Sabe que desde que essa casa em que nasci foi destruida - e o terreno é agora, falhados os "grandes projectos" que a sacrificaram, um simples parque provisório de estacionamento - nunca mais olhei para o espaço, onde existiu, e onde tive uma infância feliz. Quando vou a Gondomar, escolho um percurso alternativo, ou, se for em carro alheio, fecho os olhos, firmemente, ao passar em frente...
A tia Lina era a filha mais velha da avó Maria Aguiar e foi enfermeira voluntária na 2ª grande guerra.
O Tio António, o republicano radical, com uns laivos de anarquista, era irmão da Avó Maria, e sobrinho (pelo lado materno) de outro republicano, que, ainda hoje, dá o nome à praça do Município: Manuel Guedes. Nome completo: Manuel Guedes Ferreira Ramos. Creio que este tio terá tido influência decisiva na geração seguinte. Apesar de meu bisavô (e seu cunhado), ser monárquico, do Partido Regenerador, todos os filhos varões, com excepção do que era padre, foram activistas republicanos:
O Tio António Mendes Barboza, que foi preso muitas vezes, e chegou a ser degredado para Angola.
O Tio Alexandre Mendes Barboza, que foi fundador do Clube Gondomarense e administrador do concelho.
O Tio Alberto Mendes Barboza, que também esteve preso no "Aljube" e pertenceu aos quadros da Câmara de Gaia (quando os republicanos estavam no poder).
O Tio José Barboza Ramos, que foi deputado, fundador e director do jornal "Progresso de Gondomar" e o mais jovem Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça - de onde foi prematuramente aposentado, por razões políticas...
Vou procurar mais informações sobre o Tio António e também uma fotografia dele, tirada no "Aljube", em 1929.
Sei que viveu meses, por várias vezes, escondido em casa da irmã Maria, que era conservadora, monárquica e católica muito activa, pelo que ninguém ousaria fazer uma busca na "Villa Maria"...

Maria Manuela Aguiar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.