dezembro 10, 2009

Arquivo Aberto

Enquanto munícipe confesso que não me apercebi do excelente trabalho que a responsável pelo Arquivo Municipal de Espinho, Drª Beatriz Fernandes vem fazendo, no campo da acção educativa, abrindo aos mais jovens os arquivos e dando-lhes a possibilidade de a partir deles desvendarem a história e realidade de factos e instituições.
Hoje, em reunião, várias iniciativas futuras foram equacionadas, desde a colaboração a prestar às mais antigas colectividades de Espinho, aceitando, em depósito, os seus arquivos e dando-lhes o devido tratamento - assim preservando e aumentando o património da terra e das instituições! - até novas accções no campo educativo, a partir dos arquivos. Tema para o ano de 1910: Monarquia Constitucional e República.
Várias exposições em preparação. Aceitação de uma importante doação. Talvez algumas primeiras publicações. E em perspectiva, também, já, um trabalho que se impõe sobre as migrações para a Venezuela. Os arquivos são uma fonte insubstituível de conhecimento exacto sobre esse passado!

Sem comentários: