dezembro 10, 2009

Colóquio na Pro Dignitate

Fui representar a Câmara de Espinho no Colóquio com que a Fundação Pro Dignitate lembrou os direitos da criança.
Com a presença da Ministra da Educação, a Dra Maria Barroso fez o lançamento de um concurso sobre esta temática dos Direitos da Criança.
O formato da iniciativa é muito interessante: apresentar o concurso, chamar a atenção para situações concretas, para os problemas da escola e da família, através de um debate, com introdução a cargo de vários antigos Ministros da Educação, que fizeram brilhantes intervenções (Veiga Simão, Oliveira Martins e Júlio Pedrosa), suscitando intervenções também muito esclarecedoras da parte da assistência.
Se conseguirmos concretizar a ideia de promover um concurso sobre a história de Espinho, destinado a crianças e a jovens, valeria a pena adoptar procedimento semelhante - com o tema do concurso no centro do debate.
Um momento de particular interesse foi, para mim, o da informação dada pelo Professor Doutor Júlio Pedrosa sobre os resultados de uma linha de investigação desenvolvida na Universidade de Aveiro sobre as formas de conseguir um maior envolvimento das famílias na escola ("A escola em casa"), levando pais e filhos a ganhar o hábito de falar sobre tópicos discutidos na sala de aula.
Resultados extremamente positivos, nas turmas que participaram no projecto.
Sem os financiamentos de que a investigação beneficiou nos municípios que nela foram abrangidos, a sua extensão a outros estabelecimentos de ensino teria custos elevados. Porém, algumas Câmaras pediram e obtiveram apoio metodológico para fazerem, por sua iniciativa, o mesmo tipo de experiência.
A Universidade está aberta a facilitar essa metodologia.

Sem comentários: