agosto 11, 2010

DECO CONFESSA-SE "PORTISTA PARA SEMPRE"

É o título de uma pequena notícia de "O JOGO" de ontem.
Não nos surpreende.
A meu ver, DECO por duas razões principais (ser brasileiro e ser portista) nunca teve o reconhecimento nacional que lhe é devido por tudo quanto fez pelo nosso futebol e, concretamente, pela selecção (algum teve, é claro, mas de menos!).
É assim mesmo! Comparem , por exemplo, com Nani. Sorte dele, ser "caboverdeano" e "lisboeta"...
Comparem com Cristiano Ronaldo, que à selecção tem dado relativamente pouco - ao contrário do que acontece nos seus sucessivos clubes... - mas não sendo brasileiro nato, nem portista, pode insurgir-se contra o que julga as tonterias ou os desvarios tácticos de Carlos Queiroz ("assim não vamos lá, Carlos!"), sem que um clamor de indignação recaia sobre a sua cabeça, como, por muito menos, recaíu sobre a cabeça de Deco...
"O Jogo", na última página, sintetiza uma entrevista de Deco ao "Maisfutebol" - em poucas linhas, mas todas significativas. Deco, o diplomata nato, tem palavras simpáticas para a variada Europa e os variados clubes grandes por onde passou. Mas na intensidade com que fala do Porto e, também, de Portugal sente-se a verdade que não precisa de gentileza alguma para se exprimir.
Encantou-me particularmente aquela confidência de quanto o sensibilizou a recepção que teve, no ano passado, quando veio ao Dragão jogar pelo Chelsea, na "Champions".
É verdade! Eu estava lá, perfeitamente sintonizada com essa espantosa homenagem que os sócios do FCP lhe prestaram, quando saíu, a minutos do fim do jogo, aplaudido por um estádio inteiro, de pé, em delírio.
Nesse instante, percebi, que aquele jogo, mais do que como uma "banal" partida da "champions", seria recordado, por todos nós - os que lá estivemos - como jogo de homenagem ao nosso incomparável "Mágico", o seu jogo de despedida. É bom saber que esse tributo espontâneo que lhe dedicamos constituiu, para ele, um dos momentos mais "emocionantes" da sua carreira!

Sem comentários: