agosto 07, 2010

Um Sábado Memorável

Por várias razões, das quais só vou referir as que estão relacionadas com o futebol: a Taça ganha pelo FCP e a saída de Deco do Chelsea para um clube brasileiro (o Flu).
Começo por Deco: é bom que deixe Londres, onde não me parece que tenha sido feliz. É bom que possa brilhar no seu país de nascimento. Acredito que isso vai acontecer. Aos 32anos, o que eu considero o melhor construtor de jogo do mundo - quando em boa forma física - poderá sentir-se mais confortável com o ritmo do futebol latino americano.
E, consequentemente, voltar à nossa selecção, se entretanto nos virmos livres do mal educado "looser", que nos põe ajogar um futebol triste e deprimente... Não sei se a decisão de Deco é inabalável. Acho que é a decisão de um homem lúcido, que sabe ceder lugar aos jovens. Mas o sucesso na pátria maior do futebol talvez o leve a uma espécie de rejuvenescimento "psicológico".
Não sei. É o que eu gostaria que acontecesse.

André Villas Boas tem, como Deco, 32 anos. Para treinador é muito, muito jovem. Mas eu acredito piamente no que hoje disse um comentador desportivo: "a competência não tem idade". O génio ainda menos... Será André um génio? É o que vamos ver.
Para já, começou, fulgurantemente, a arrebatar uma Taça Cândido dos Reis contra a "invencível armada SLB". Ninguém se atreveu a discutir o mérito do triunfo - coisa rara, em se tratando do SLB...
Estratégia perfeita, executores à altura, ânimo e garra que surpreenderam todos, dentro e fora do campo. Incluo-me neste amplo lote.
Ganhar era uma esperança - mas não esperava tanto...
É certo que, no meio campo, estava o meu médio preferido: Beluschi! O mais estranho para mim é que ele não seja o preferido de mais ninguém (ao que parece).
Tenho de reconhecer que, quase sempre, os meus favoritos são médios ofensivos - Deco, Alenitchev, Diego, Ibson, Lucho...
Naturalmente os fenómenos, tipo Anderson, Quaresma ou Hulk, também me fascinam. (Como é possível que Anderson se tenha "perdido" em Manchester?).
E há talentosos jogadores que me encantam pela simplicidade, pela simpatia, tanto quanto pela forma de jogar. Por exemplo: Varela. Ou Fucile.

3 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Que bem esteve Villas Boas na conferência de imprensa!
Descontraído, sorridente, mas contido, cheio de fair-play e sentido de humor, nas doses certas.
Mostrou que sabe ganhar.

Maria Manuela Aguiar disse...

Mourinho é bem capaz de ser "o melhor treinador do mundo de todos os tempos", como diz Villas Boas.
Mas nunca terá o "charme discreto da aristocracia" e a elegante postura "british" de André Villas Boas...

Maria Manuela Aguiar disse...

No Colégio do Sardão, ao longo de 7 longos anos, tive várias colegas Villas Boas. Lembro-me da Teresa e de uma outra com os impressionantes apelidos "Enes Sanches de Castro Villas Boas".
Possivemente, parentes deste jovem. O que será feito delas? Perdi-lhes o rasto, como aconteceu à maioria das amigas desses tempos remotos da infância e mocidade.