novembro 17, 2010

PELOURO DA CULTURA - ESPINHO 2010

1- Uma breve síntese das actividades do Museu de Nov 2009 a fins de 2010
Em 2009, registo de duas exposições, no Centro Multimeios:
Pintura de Maria Dulce Barata Feyo. Fotografia de Francisco Piqueiro

EM 2010, 15 exposições:

Pintura de CARLES BROS - "A arte do cerco" - FACE (16 Jan-28 Fev)
"Scriptorium Medieval"- org Arquivo Municipal (Março))
Desenhos de SIZA VIEIRA - FACE (6 Março-2 Maio)
Gravura, Serigrafia e Litografia Colecção da Cooperativa Árvore - FACE (6 março-2 maio)
Pintura de SOTTO - "Homo Marítimo" (10 de Abril-2 Maio), na Nova Galeria do FACE Exposição de fotografia de MARQUES VALENTIM - Centro Multimeios (25 de Abril-30 de Maio) - comemoração do 25 de Abril
Exposição documental e de artesanato, no FACE - Dia Nacional do Pescador
Exposição de Pintura De PAULO MOREIRA e de fotografia de JOANA NEVES - FACE (12 de julho-29 de Agosto)
Exposição de pintura de BALBINA MENDES - "Máscaras rituais do Douro e Trás-os-Montes" - FACE (10 de Julho a 29 de Agosto)
Exposição de pintura de ANTÓNIO JOAQUIM, nas duas galerias do FACE (4 de Setembro-3 de Outubro)
Exposição de pintura de SÃO PASSOS - "África...sempre" e de fotografia de MARQUES VALENTIM -"Moçambique, 1972/74" - Centro Multimeios (11 Set - 31 Out)
Exposição documental "OS ROSTOS DA REPÚBLICA", com catálogos em português e francês -organização do Museu Municipal - nas duas galerias do FACE( 5 de Out-14 Nov)
Exposição idêntica circula em França: foi inaugurada em Brunoy em 16 de Outubro e em Paris (Puteaux-La Défense) em !5 de Novembro.
Exposição de pintura - FACE (nov-dez)
Exposição de pintura de José Tavares- "Reencontro com José Tavares" - Centro Multimeios (27 nov-dez)

Previstas para início de 2011:
Feminino Plural (colectiva)
Agostinho Santos

• Primeira nova a salientar: a restauração da segunda galeria do Museu, que estava transformada em instalação de uma empresa.
O conjunto das galerias recuperou toda a sua beleza e dimensão: 1.100 metros quadrados!
SOTTE inaugurou a 2ª galeria, Mestre ANTÓNIO JOAQUIM o amplíssimo espaço das duas galerias, servindo uma mesma mostra...

A pequena e simpática loja do Museu foi aberta oficialmente no Dia da Cidade, 16 de Junho.
Nesse mesmo dia foi inaugurado o "espaço Alberto Pinho" - com o espólio que esse grande fotógrafo espinhense ofereceu à Câmara Municipal - e no qual vem funcionando cursos de fotografia, por ele assegurados. Aí se vai processar outro projecto, cujo alcance é tão grande, que se o conseguir levar a cabo só ele justifica, do meu ponto de vista, a minha "passagem" pelo executivo da Câmara: a preservação dos antigos jornais de Espinho, fotografados, um a um... Diz-me o Dr. Bouçon que os trabalhos já começaram, com os números mais antigos da "Gazeta de Espinho".
Também um diaporama e um filme sobre Espinho antigo da autoria de Alberto Pinho é agora propriedade do município. E está em vias de o ser, em termos de utilização para fins culturais (entenda-se "não comerciais") um filme inédito existente na Cinemateca nacional.
O nosso passado importa muito!
Nas paredes exteriores do Auditório do FACE, mais outro espaço reservado à memória da terra: e exposição sobre os velhos cinemas e sobre os cartazes dos filmes a que alguns de nós ainda assistimos...

A 13 de Novembro, outro acontecimento extraordinário: a doação pelo Engº Joaquim Capela e pelo Sr. Avelino Capela de dois violinos construídos pelo pai, o maior e mais célebre "luthier".português, DOMINGOS CAPELA!
A "jóia da coroa" do jovem Museu!
E que privilégio foi o de ouvir o som desse violinos, tocados pelas mãos de dois virtuosos executantes, David Lloyd e Gaspar Santos!
Desde já anuncio que nos preparamos para dar aos Espinhenses, periodicamente (em projecto, quatro vezes por ano, uma por trimestre), o ensejo de assistir a um pequeno “concerto inolvidável”, com esses fabulosos violinos. Talvez ali mesmo, junto à montra onde estão expostos.

O gosto de "cruzar as artes" vem sendo desenvolvido nas nossas iniciativas. Assim, na exposição de Balbina, estiveram presentes e actuaram os famosos caretos de Podence - que quase se podiam "mirar ao espelho" em alguns dos coloridos e expressivos quadros...
A belíssima retrospectiva de Mestre António Joaquim foi encerrada por um pequeno concerto pela Banda de Música de Espinho e o recital de poesia pelo Prof Antero, que tiveram o condão de o comover, de nos encantar... e de mostrar as boas condições acústicas daquela galeria do museu!
Galeria que, aliás, numa passagem de modelos, já acolheu um público estimado em mais de 600 pessoas. É óptima a sua polivalência!
Vários são os grupos musicais que ensaiam nas instalações do FACE, que também têm sido utilizadas pelas escolas para as mais variadas iniciativas, para além das que se integram no serviço educativo do Museu e do Arquivo.

A partir de Janeiro, os Mandrágora passarão a ser os novos "residentes" do FACE. A parceria que traz para Espinho esse nome famoso no mundo das marionetes foi já aprovada em reunião de Câmara.

Porém, todos estes esforços não conseguiram ainda dar vida intensa e quotidiana a um edifício grandioso, que a população continua a considerar longinquamente situado na periferia da cidade... O que não é verdade! É uma distância puramente "psicológica", até porque ninguém considera assim tão distantes os restaurantes típicos, que ficam, ali, a dois passos... Julgo que este preconceito só será combatido quando abrirem as cafetarias do FACE, cujo concurso não foi ainda sequer lançado. Cafetarias que disporão de magníficos espaços ao ar livre, para gozar o sol do verão, em frente ao mar, ou no interior, junto a um espelho de água, onde o vermelho das paredes põe reflexos. Para já é tudo potencialidade perdida ou adiada.

Este ano a prioridade foi a "Alameda 8". Para o ano será a vez do FACE?
No entretanto, vamos remando contra a maré... Os serviços que são parte do pelouro da Cultura, com excepção da Biblioteca (evidentemente!) já lá estão sedeados. E o gabinete da vereadora também.

(a continuar)

Sem comentários: