maio 08, 2020

NA FOZ RECORDAÇÕES DA MÃE 


Maia um evento em Espinho - uma recriação do ambiente das praias no começo do sec XX.
Ocasião para a Mãe recordar a ida a banhos na Foz, nos seus tempos de menina.
A Avó Maria arrendava uma casa grande, na Foz velha, numa perpendicular à avenida principal.
Começava os preparativos, comprando numa loja do Porto malhas da melhor qualidade e mandando fazer, numa boa modista, os fatos de banho das meninas (e dos meninos).
Segundo a Mãe, não exagerava na quantidade, mas queria tudo da melhor qualidade. E moderno, também sem excesso... Preferia tons de castanho. O fato feminino compunha-se de duas peças, um vestido curto (um palmo acima do joelho) de alças largas e decote pequeno, e um calção justo, um pouco mais curto.
O banho era breve, o banheiro mergulhava-as nas ondas (a mãe detestava, faltava-lhe o ar...). Logo de seguida,mudavam de fato e podiam brincar à vontade na areia, com os pregos, baldinhos e outros fascinantes brinquedos.
A Avó Maria vigiava-as à distância, sentada numa cadeira, sob um largo toldo que a protegia do sol indesejado...
Já então sensível às diferenças sociais, a Mª Antónia lembra que os "parolos" usavam fatos mais compridos, pelo meio da perna, escuros, feios.
Ás vezes, à tarde iam com os irmãos António e José ao "court" de ténis. Vestiam -se a rigor, mas os únicos que jogavas eras mesmo eles...
Parece que na Foz  havia um picadeiro, como em Espinho, e a Avó deixava-as passear num pequeno percurso de um quarteirão...
Lá encontravam  amigos de Gondomar, gente "bem" -esqueci-me dos nomes, mas vou perguntar...



Maria Manuela Aguiar mariamanuelaaguiar@gmail.com

00:39 (há 21 horas)
para mim
A duas semanas de fazer 91, a Mª Antónia continua a recordar tempos idos com memória fotográfica.
Hoje foi, a propósito das praias do Porto, a narração da qualidade perdida das águas do nosso oceano Atlântico: as estrelas do mar e outros bonitos peixinhos que acompanhavam o banho dos veraneantes da FOZ (in illo tempore").
E os beijinhos que se encontravam na areia, em abundância (esses ainda existiam no meu tempo da criança).


Sem comentários: