novembro 16, 2010

ARTE PARTILHADA ... E AMIZADE TAMBÉM

Tinha hoje, à mesma hora e em cidades diferentes, duas indicações para representar a Câmara de Espinho - ou o seu presidente, o que, no regime presidencialista que é o nosso, a nível autárquico, é mais ou menos a mesma coisa.
Optei por uma exposição de pintura em GAIA, com nomes de primeiríssimo plano, que prometia ser esplêndida. E é, de facto! Ainda mais do que se poderia imaginar, porque o Museu Teixeira Lopes lhe dá um enquadramente mais do que perfeito, colocando, lado a lado, os quadros da sua mostra permanente, e os desta "temporária" esplendorosa. De Vieira da Silva são 11! Mais Arpad... Nadir... Resende... Menez... Justino...Pomar... Cezariny... e tantos outros!

A colecção pertence ao Millenium, que com o seu espólio organizou 3 exposições que percorrem o país inteiro. Excelente ideia, esta de partilhar com quem queira aparecer, obras de arte que, de outro modo, ficariam nas paredes de gabinetes privados ou fechadas em cofre forte.

A surpresa maior foi, para além do encontro com a Arte, o encontro com as pessoas, com amigos que não via há alguns anos, excepto nos ecrãs de televisão.
As incríveis coincidências que a vida nos oferece! Tanto o presidente do Millenium como o presidente da Fundação do BCP, que gere este projecto artístico, foram meus colegas de profissão: o Carlos Santos Ferreira no Centro de Estudos do Ministério das Corporações e Segurança Social, no início da década de 70; o Fernando Nogueira, de 1974 a 1976, na Faculdade de Direito de Coimbra, onde ambos eramos assistentes dos Profs. Rui Alarcão e Mota Pinto.
Não sabia que eles estariam presentes. Que bom reencontro!
O mesmo direi do Presidente da Câmara, Luis Filipe Menezes (que, naturalmente, vou vendo mais vezes) e de grande número de pintoras e pintores nortenhos e de jornalistas.

3 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

À arte dos pintores juntaram-se outras artes - apontamentos de música e de dança.
Gostei muito!
Curiosamente, é uma fórmula que temos ensaiado em Espinho, não só em exposições, como a de Mestre António Joaquim ou a de Balbina Mendes, como até também em conferências os debates.
Em Espinho, graças às escolas de dança e à Academia de Música, não nos faltam protagonistas para projectos semelhantes.
Mas faltam-nos outras coisas, nomeadamente a vontade política de dar a estas realizações a centralidade que têm em outros municípios.

Maria Manuela Aguiar disse...

Graças à Academia de Música e a muitos outros agentes culturais, que, de facto, são escolas de formação em música (e dança, também!).

Maria Manuela Aguiar disse...

Não esquecendo as Escolas do ensino liceal...
Por sinal, na mais recente conferência, integrada nas comemorações do Centenário da República em Espinho (uma verdadeira "lição" da Drª Ana Maria Bettencourt, presidente da Comissão Nacional de Educação) a actuação ficou a cargo de duas alunas da "Domingos Capela".
Vozes fabulosas e uma presença de fazer inveja a profissionais...
Lembrei-me de as convidar depois de as ter visto dar "show" na tertúlia dedicada a Saramago, apenas dois dias antes. Falei com a professora Nélia, que não podia ter sido mais receptiva e simpática - tudo ficou decidido num instante. E assim prestaram uma simples e bonita homenagem à Drª Ana Bettencourt, agradando, acho eu, a todos os que enchiam a sala da biblioteca municipal.