novembro 07, 2010

Porto! Porto! Porto!

És a nossa glória...
Dá-nos nesta dia mais uma alegria, mais uma vitória.
E deu!
E que vitória!!!
Nunca na vida vi o FCP ganhar por 5 golos ao SLB, porque falhei, há 56 anos a outra hipótese que a história nos ofereceu, nas Antas, e uma outra, bem mais recente, na Luz... E esta, agora! Não há duas sem três, diz o ditado.
Tivesse semelhante possibilidade estado nas minhas mais remotas previsões e não teria perdido a partida "in loco", no Estádio do Dragão. Mas perdi, lembrando o sofrimento do jogo com o Braga, disputado lance a lance, com aquele terrível "suspense", prolongado até ao último segundo.
E assim me deixei ficar em casa, garantindo a ocupação do meu "dragon seat" pela presença de um amigo.
Estava, pois, a ver um programa de natureza política (um substituto mais deprimente, mas menos "stressante" do que o desporto), quando vi no rodapé do ecrã a notícia de que, no final da 1ª parte, O FCP vencia por 3-0. Saí, de imediato, porta fora em direcção à Casa do FCP em Espinho, onde ainda pude ver, em directo e no meio de uma assistência entusiástica, os dois golos de um HULK mais do que perfeito.

6 comentários:

Maria Manuela Aguiar disse...

Incrível também aquele golo de calcanhar de Falcão, que já só vi em repetição televisiva!

Maria Manuela Aguiar disse...

Ao incrível Hulk e ao incrível Falcão, haverá que acrescentar o mais incrível dos incríveis:
ANDRÉ VILLAS BOAS.
Incrível, no sentido de genial, de fantástico, de fenomenal. Ñão no sentido de improvável ou de inverosímil. Há muito considero que o adolescente que convenceu B. Robson com a sua análise e percepção do jogo só pode ser mesmo genial.
Além disso, é civilizado, bem educado, bem formado. E, ainda por cima, um genuíno PORTISTA!
Há muitos, muitos anos que eu não sentia esta confiança, admiração e simpatia por um treinador do FCP. Os anteriores nem eram portistas nem particularmente convincentes como treinadores.(salvo Mourinho, que é mais do que convincente, mas não portista). A gente tinha a impressão de que, com aquela referida e notabilíssima excepção, era a máquina organizativa do FCP que os "fazia" vencedores e não eles que faziam do Porto campeão.

Maria Manuela Aguiar disse...

Para ser mais precisa, devo ressalvar um outro caso - o de um simpático treinador espanhol, que esteve cá na altura errada.
Falo de Fernandez, que ganhou todos os jogos difíceis, incluindo o que nos deu o 2º título mundial no Japão, mas pertdeu alguns dos fáceis. Se bem se lembram, essa foi a época em que os grandes protagonistas da equipa de Mourinho se dispersaram por toda a Europa, a começar por Deco, que rumou a Barcelona. Os que não saíram no verão sairam logo depois, no inverno... E chegavam, para os substituir, sul americanos de torna viagem (para casa ou para clubes secundários de qualquer outro país...)
Ainda por cima, o fabuloso Fabiano só acertava nos postes da baliza.

Maria Manuela Aguiar disse...

Vimos o Jesualdo corrido do Málaga esta semana.
Nada que me surprendesse...

Maria Manuela Aguiar disse...

Um patamar acima está o Engenheiro. Sai-se bem...na Grécia. Mas tem aquele ar tão triste, ainda que a sua honestidade não levante sombra de dúvida.

Maria Manuela Aguiar disse...

De Bobby Robson gostei imenso!Depois de António Oliveira (desse sou fã, desde os tempos em que jogava nas Antas) foi o único que me convenceu plenamente.