novembro 16, 2010

VIOLINOS CAPELA NO MUSEU DE ESPINHO

Não é muito comum em Portugal, o gesto de partilhar tesouros de família com toda a comunidade.
Dois dos filhos do maior e mais célebre "luthier" português, DOMINGOS CAPELA, quiseram oferecer à Câmara Municipal dois violinos feitos pelas mãos do Pai, que eram sua preciosa herança.
Uma grande responsabilidade tem agora este município: a de guardar, conservar e mostrar aos nossos visitantes estes esplendorosos violinos!
A sessão de inauguração, feita a 13 de Novembro, 34 anos após a morte do grande luthier, foi emotiva e significativa.
Ficará gravada na memória de todos os que viveram esses momentos, incluindo as palavras de admiração e saudade que ouvimos e, depois, o som dos próprios violinos!
Julgo que não devemos ficar pela simples mostra das obras-primas numa montra.
É bom que sejam tocadas, penso eu. Talvez uma vez por trimestre, pelas mãos de um virtuoso intérprete.
Uma forma de dar vida aos violinos e de dar vida ao FACE.
Tendo tido a ideia, logo procurei concretizá-la. O projecto está em estudo, os primeiros contactos fi-los eu própria. Vamos a ver...
Em tempo de austeridade, há que ter prioridades e apelar mais à imaginação.

1 comentário:

arcelina santiago disse...

Como cidadã fiquei muito feliz pela grande generosidade da família ao doar à comunidade algo que imagino ser de tão grande apreço afectivo. A partilha destas obras de arte com todos, quando poderia ser apenas para alguns, é para mim um acto de grande cidadania.Obrigada!
Concordo plenamente com o dar vida aos célebres instrumentos através da actuação de bons viloinistas. Será uma excelente forma de prestar homenagem ao nosso tão dotado luthier, reconhecido a nível mundial - Domingos Capela!
Arcelina Santiago