março 21, 2010

CENTENÁRIO EM BERKELEY

Berkeley poderá ter sido a única universidade fora do território português a organizar grandes comemorações do Centenário da República. Mais: a única comunidade portuguesa do estrangeiro a integrar as suas iniciativas no plano nacional de comemorações!
Mérito, antes de mais, da Professora Deolinda Adão, que dirige o Departamento de português naquela tão famosa instituição universitária e que teve a visão e a audácia de fazer a proposta em bom tempo. Mérito repartido com os historiadores que deram corpo ao programa: Richard Herr, professor "emeritus" e António Costa Pinto, uma dupla académica, que já organizou eventos memoráveis no passado.
Memorável também este foi - e será, cada vez mais, no futuro, como é da esssência dos eventos memoráveis...
Pena foi que o acidente da Drª Maria Barroso - um braço partido, que a não impediu de presidir ao início de comemorações em Espinho, mas inviabilizou, por completo uma ida ao far-west da América... - não tivesse permitido a sua presença e a do Dr Mário Soares, que estava convidado a presidir à Conferência de Berkeley. No entanto, graças às modernas tecnologias, esteve entre nós, no video, numa bela mensagem de encerramento .Com o brilhantismo e a simpatia que o caracterizam!
A minha parte foi olhar aquilo em que a República mais me atrai: falar sobre a metade da República a que adiro, afectivamente, ideologicamente - a metade feminina. A utopia da igualdade de género, em 1910.





1 comentário:

Maria Manuela Aguiar disse...

Comentários no Aguiaríssimo.